Página inicial > Júlio de Castilhos > Aula inaugural aconteceu na escola Adelmo Simas Genro na última quinta (25)
Notícias Júlio de Castilhos

Aula inaugural aconteceu na escola Adelmo Simas Genro na última quinta (25)

Publicado em Terça, 30 de Abril de 2024, 14h49 | por Ascom Júlio de Castilhos | Voltar à página anterior

Mais uma turma do curso de assistente administrativo teve início em Santa Maria

Adelmo - capa2024.jpeg

Na noite da quarta-feira (25/04) aconteceu a aula inaugural “O desenvolvimento do potencial humano por meio da autoestima”, com Cleonice Casarin” e “Relatos da EJA”, com Vânia Fleck e Noeli Camargo. Estiveram presentes o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, a coordenadora da EJA da Secretaria de Educação, professora Deise Facco, a vereadora Luci Duarte “tia da moto”, a coordenadora da EJA no IFFar, Cleia Tonin, o diretor geral do campus Júlio de Castilhos, Rodrigo Carvalho Carlotto e a diretora da escola Adelmo Simas Genro, Bruna Zorzi da Costa.

As falas tiveram início com Rodrigo, que destacou que o IFFar está há anos batalhando para melhorar a educação e a EJA faz parte dessa batalha. O diretor ressaltou que espera ver todos na formatura em dezembro de 2025. Em seguida, Cleia falou que o IFFar tem parceria com 11 municípios, 18 turmas de EJA com cerca de 20 estudantes cada; então fazemos diferença na vida de mais de 300 pessoas diretamente, nesse momento. Mas não impacta apenas na vida do/a estudante, mas também na vida dos familiares e da comunidade. “Vocês são alunos/as do IFFar e do Adelmo, não é para qualquer um estudar em duas instituições de qualidade. Venham para a escola, porque o tempo passa rápido, mas as mudanças na vida de vocês, permanece” disse a professora.

Deise enunciou que era uma satisfação imensa estar na escola, pois foi professora desta escola antes de ir trabalhar na secretaria. Após se dirigiu diretamente aos/as alunos/as: turma 4 vejo vocês em dezembro deste ano na formatura; turma 3 vejo vocês ano que vem e turma da alfabetização, espero que entrem no técnico e logo, logo, também terminarão. “O tempo passa rápido, enfrentem o desafio porque vale a pena!” finalizou. A vereadora Luci relembrou que sempre quis fazer um projeto no noturno e agradeceu a Bruna e Fernanda, da escola, por terem aceito o desafio. “Sonho que se sonha sozinho é apenas um sonho, mas um sonho que se sonha em coletivo, se transforma em realidade!” disse a vereadora.

Bruna falou que era com imenso carinho e muita alegria que recebia pelo terceiro ano seguido essa inaugural (2022 e 2023 foi em parceria com o campus São Vicente do Sul). “Conhecimento, sociabilidade, laços, vínculos que os/as estudantes vêm desenvolvendo entre eles, espero que vocês deem continuidade quando as aulas terminarem. Saibam que os/as professores/as fazem tudo com muito amor e carinho para vocês” ressaltou a diretora.

Jorge Pozzobom fez uma fala motivacional, depois de elogiar os/as alunos/as por estarem ali uniformizados/as. Ele destacou que a educação é o único caminho para transformar e que em breve o IFFar terá um campus em Santa Maria. Após discursou sobre as cinco (5) regras do vencedor: foco e planejamento, coragem e determinação, fé, trabalho e amor. Para falar sobre as regras o prefeito usou sua trajetória pública para ilustrar as fases, Jorge ressaltou que quis ser vereador e não se elegeu de primeira assim como também não se elegeu deputado e prefeito na primeira eleição, mas não desistiu pois na vida sempre vai ter um problema, uma pedra no caminho e você pode tropeçar porém deve continuar. “Desistir nunca!” finalizou o prefeito.

Na sequência, a aluna Vânia Fleck contou sobre a sua experiência na EJA. “Terminar meus estudos era um sonho, que agora consegui realizar”, disse. A estudante continuou falando dos aprendizados na escola, principalmente a questão financeira, pois ela conseguiu organizar sua vida. Ela disse que sente saudades do que viveu na escola e desejou muita garra, força de vontade e fé para continuarem, pois podem ter um futuro brilhante a frente. Finalizou ressaltando que seu presente/futuro está sendo maravilhoso.

A segunda parte da palestra foi com a egressa da EJA e hoje professora na escola, Noeli Camargo, que começou destacando que quando os desafios são grandes, a recompensa é maior ainda. Ela contou sobre sua trajetória, que não conseguiu estudar na idade ideal, mas voltou pra EJA, depois fez faculdade e mestrado. Atualmente, é professora na Adelmo Simas Genro, trabalhando com alfabetização e pediu para que não desanimem e tenha coragem. Noeli disse estar muito feliz pois encontrou alunos/as animados/as e participativos/as.

Finalizando a noite, a estudante Viviane leu um poema sobre escola.

A palestra “O desenvolvimento do potencial humano por meio da autoestima”, com Cleonice Casarin ficou para outra oportunidade, em virtude do adiantado da hora.

Texto e imagens: Cadiani Lanes Garcez
Assessoria de Comunicação do IFFar – Campus Júlio de Castilhos