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Título do projeto: VAMOS FALAR SOBRE DROGAS? Reflexões sobre a necessidade da abordagem da temática drogas no Curso Técnico em Informática na Educação Profissional e Tecnológica

Orientador: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves

Banca: Dra. Roberta Pasqualli, Dra. Lenir Basso Zanon

Resumo: É inegável que existe uma correlação direta entre o aumento da população carcerária e questões como o tráfico de drogas e a baixa escolarização. Neste sentido, acredita-se que a educação formal desempenha um papel fundamental no combate ao tráfico de drogas. Além disso, a inserção do tema drogas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) indica que existe um reconhecimento oficial da importância da temática no contexto educacional brasileiro. Contudo, não basta que esteja apenas nos documentos oficiais, é necessário que ele seja efetivamente integrado ao currículo em ação. Desse modo, constituiu-se o presente projeto de pesquisa intitulado “VAMOS FALAR SOBRE DROGAS? Reflexões sobre a necessidade da abordagem da temática drogas no Curso Técnico em Informática na Educação Profissional e Tecnológica”, que se insere na linha de Pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), dentro do Macroprojeto 03 Práticas Educativas no Currículo Integrado, do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). E, tem como objetivo analisar e compreender as concepções que perpassam as práticas pedagógicas referentes a temática drogas desenvolvidas no Curso Técnico em Informática do Instituto Estadual Professor Isaías no Município de Santiago/RS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com abordagem no estudo de caso, comumente utilizado para investigar fenômenos complexos em contextos específicos, pois envolve uma investigação detalhada e aprofundada de um caso específico, onde os sujeitos da pesquisa serão os professores do 1º, 2º e 3º Módulo, bem como os alunos do 1º Módulo do Curso Técnico em Informática. A coleta de dados se dará por meio de uma entrevista com os professores, bem como de uma roda de conversa com os alunos,  tendo como procedimento para análise dos dados a perspectiva de análise de discurso fundamentada nos princípios teóricos de Michel Foucault, visto que suas ideias sobre poder, saber e discurso foram fundamentais para moldar a maneira como os estudiosos da análise de discurso abordam seus objetos de estudo. Neste contexto, foram estabelecidas três categorias de análise metodológica do discurso com base nos conceitos foucaultianos, quais sejam, Formações Discursivas, Dispositivos de Poder-Saber e Regimes de Verdade. Além disso, pretende-se elaborar juntamente com os alunos do 1º Módulo do Curso Técnico em Informática um produto educacional, a partir das necessidades apontadas pelos sujeitos da pesquisa, na forma de uma página na internet que poderá ser uma plataforma digital projetada para fornecer conteúdo educacional, recursos, ferramentas interativas e oportunidades de aprendizagem online sobre a temática drogas, para toda a comunidade escolar, bem como para a sociedade de um modo geral.

Palavras-chave: Currículo Integrado; Educação Profissional e Tecnológica; Drogas; Práticas Educativas em EPT; Análise de Discurso em Foucault.

Data da qualificação: 17 de maio de 2024

Horário: 10h

Local: Videoconferência

* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Qualificação Maria T6

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  • 08/05/24
  • 09h37

Título do projeto: O PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA – CAMPUS ALEGRETE: INCLUSÃO OU EXCLUSÃO? DESAFIOS NA EPT.

Orientador: Dra. Catiane Mazocco Paniz

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Dra. Carmen Rejane Flores

Resumo: O presente projeto está sendo desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, área de concentração Educação Profissional e Tecnológica, linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional, Macroprojeto 6 – Organização de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica e visa analisar o Processo Seletivo dos Cursos Técnicos Integrados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Campus Alegrete, uma instituição que possui organização e orçamento próprios, com autonomia para gerenciar seus processos da forma que melhor venha a atender seu público alvo. As condições de acesso e a burocratização envolvidas nas etapas do processo seletivo da instituição podem estar contribuindo para a exclusão dos estudantes, o que caracteriza o problema de pesquisa. Atualmente os processos seletivos da instituição ocorrem separadamente para as diversas modalidades de ensino que compreendem desde Cursos Técnicos, Graduação e Pós-Graduação.

Palavras-chave: Processo Seletivo; Educação Profissional e Tecnológica; Ensino Integrado.

Data da qualificação: 16 de maio de 2024

Horário: 14h


Local: Videoconferência

* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Qualificação Keli T6

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  • 07/05/24
  • 10h23

Título do projeto: CONCEPÇÕES E MEMÓRIAS DE FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL E EMANCIPAÇÃO: UM ESTUDO COM EGRESSOS DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPT DO POLO IFFAR, CAMPUS JAGUARI/RS 

Orientadora: Dra. Laila Azize Souto Ahmad

Banca: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani, Dra. Joze Medianeira dos Santos de Andrade

Resumo: O presente projeto de pesquisa está vinculado ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, do Polo IFFar, Campus Jaguari, RS, à linha de pesquisa 2 - Memórias e Organização dos Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e ao Grupo de Pesquisa em Políticas, Currículo e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica - GECPLO. Tendo como objetivo geral analisar as concepções e memórias de formação humana integral e emancipação pressupostos da EPT, a partir de um estudo com egressos do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT do Polo IFFar, Campus Jaguari, RS. Especificamente objetiva-se a) Compreender as contribuições do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, do Polo IFFar, Campus Jaguari, RS para a vida dos egressos; b) Conhecer as memórias dos egressos do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, do Polo IFFar, Campus Jaguari, RS; c) Elaborar, aplicar, e validar um e-book como produto educacional. O trabalho se sustenta teoricamente a partir dos estudos acerca da Educação Profissional e Tecnológica - EPT no Brasil, dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - IFFar, do Campus Jaguari, dos mestrados profissionais, do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, e em especial do conceito de Memória, e das concepções de  formação humana integral e emancipação, a partir de alguns autores, como Ramos (2014), Pacheco (2015), (2011), e (2020), Freire (2023), Marx (2013), Le Goff (2003), Ciavatta (2005), e (2016), entre outros. A pesquisa terá uma abordagem qualitativa, o método de pesquisa será o estudo de caso, e como instrumento para produção de dados as entrevistas semiestruturadas realizadas com os egressos do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, e como forma de análise a análise de conteúdo, como considerações será apresentado os dados do obtidos na pesquisa do estado da arte, no qual foram seguidos os procedimentos recomendados pela autora Romanowski (2002), sendo encontrado uma lacuna teórica para este estudo, na qual a temática do projeto de pesquisa se relaciona. Os resultados, que espera-se do exame de qualificação, é que através de suas experiências, e conhecimentos, os componentes da banca examinadora contribuam positivamente, com o desenvolvimento da pesquisa a ser desenvolvida. 

Palavras-chave: Memórias. Formação humana integral e emancipação. Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT.

Data da qualificação: 16 de maio de 2024

Horário: 14h


Local: Videoconferência

* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.
COnvite Qualificação Luize T6

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  • 07/05/24
  • 09h17

Título do projeto: Resolução de Problemas e Tecnologias Digitais: reflexões sobre práticas educativas em uma turma da EJA/EPT

Orientador: Dr. Mauricio Ramos Lutz

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Dra. Mariglei Severo Maraschin

Resumo: A  presente pesquisa é vinculada ao programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), desenvolvido no IFFar - Campus Jaguari/RS, investiga o uso da Resolução de Problemas e das Tecnologias Digitais para melhorar a aprendizagem de Geometria em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à EPT. A motivação para esta pesquisa surgiu da necessidade de abordagens alternativas no ensino de Matemática, após experiências como bolsista e estagiário em escolas de Educação Básica, onde muitos estudantes enfrentavam dificuldades em aplicar os conceitos matemáticos em suas vidas diárias. Por meio de revisão bibliográfica e experiências anteriores, foram identificadas a Resolução de Problemas (RP) e as Tecnologias Digitais como possíveis soluções para essa questão. Durante o mestrado, serão aprofundados os conhecimentos sobre a importância da integração entre trabalho, ciência e cultura na formação integral dos estudantes. Esta compreensão inspirou o interesse em aplicar a RP e as Tecnologias Digitais na aprendizagem de Geometria, visando superar obstáculos e promover a emancipação humana dos alunos do EJA/EPT. Os objetivos desta pesquisa incluem a identificação das dificuldades enfrentadas pelos estudantes do EJA/EPT na aprendizagem de Geometria, a análise da percepção dos alunos sobre o uso dessas metodologias, a contribuição para o aprimoramento das práticas pedagógicas no contexto do EJA/EPT e o desenvolvimento, aplicação e avaliação de atividades que integram a aprendizagem de Geometria com as Tecnologias Digitais e a RP, visando a formação integral e a atuação cidadã dos estudantes. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, que será desenvolvida no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM). Os participantes incluem estudantes e um professor do Curso Técnico em Eletromecânica, integrado ao Ensino Médio, modalidade EJA/EPT. Utilizando pesquisa bibliográfica, observação participante e questionários como instrumentos, os dados serão analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). A pesquisa segue os princípios éticos, obtendo consentimento dos participantes e identificando possíveis riscos, visando contribuir para o aprimoramento das competências em Geometria e abordagens pedagógicas na comunidade educacional. Desta forma, esta pesquisa busca não apenas melhorar o ensino de Geometria, mas também promover uma abordagem pedagógica mais inclusiva e eficaz para os estudantes do EJA/EPT, integrando a tecnologia e a RP como ferramentas fundamentais para o desenvolvimento educacional e humano.

Palavras-chave: Aprendizagem de Geometria; Tecnologias digitais; EJA/EPT.

Data da qualificação: 10 de maio de 2024

Horário: 15h

Local: Videoconferência

* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Qualificação Willian T6

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  • 30/04/24
  • 09h00

Título do projeto: Entre Memórias e Fatos: Olhares Sobre a Implementação do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus São Borja.

Orientador: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani

Banca: Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos, Dr. Diogo Franco Rios

Resumo: Esta pesquisa será desenvolvida junto ao Mestrado em Educação Profissional PROFept-IFFar- Campus Jaguari, dentro da Linha de Pesquisa de Memórias e Organização da Educação Profissional e Tecnológica, Macro Projeto 4, História e Memória no Contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Seu objetivo é investigar quais são as memórias e quais foram os desafios enfrentados pelos primeiros servidores do IFFar/SB, bem como quais compreensões eles possuem sobre a missão institucional entre os anos de 2010 e 2011. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, delineada em forma de estudo de caso, que irá se desdobrar em análise documental, bibliográfica e registro da história oral. Como produto educacional, pretende-se elaborar um documentário composto pelos documentos, entrevistas, mensagens de antigos servidores e demais memórias levantadas por meio da pesquisa, o qual será aplicado e avaliado pela comunidade escolar do IFFar Campus São Borja.

Palavras-chave: Memória; História; Implementação de Campus

Data da qualificação: 10 de maio de 2024

Horário: 13h30min

Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari

Convite Qualificação Marcelo T6

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  • 29/04/24
  • 15h25

Título do projeto: Práticas educativas transformadoras: promovendo a Educação Financeira em uma turma da EJA/EPT

Orientador: Dr. Mauricio Ramos Lutz

Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio, Dra. Mariglei Severo Maraschin

Resumo: A Educação Financeira visa capacitar indivíduos com o conhecimento, as ferramentas e as habilidades comportamentais necessárias para garantir a segurança e a liberdade financeiras, que permitem a conquista de sonhos e objetivos ao longo da vida. Nesse contexto, essa pesquisa tem como objetivo principal implementar a Educação Financeira entre estudantes de uma turma da EJA/EPT, de nível médio, uma vez que, em geral, esse público trabalha e é responsável por seu sustento financeiro. Em específico, busca-se conscientizar esses estudantes da importância de se fazer e manter um Planejamento Financeiro, por meio do qual são abordados temas como consumo consciente, poupança, investimentos e, em especial, a influência de habilidades comportamentais como autodisciplina, prudência e organização ao se lidar com o dinheiro. A relevância das habilidades comportamentais para os indivíduos serem bem-sucedidos financeiramente parte das concepções de autores como Kiyosaki (2017), Stanley e Danko (1999), Eker (2010) e Housel (2021), entre outros, que atribuem o alcance de objetivos financeiros mais ao comportamento e organização pessoal do que ao quociente de inteligência e/ou a diplomas universitários. Diante disso, para conduzir essa pesquisa, será adotada a metodologia do Estudo de Caso de Observação, de abordagem qualitativa, com finalidade descritiva e exploratória, em que a unidade-caso se refere à turma de educandos da EJA/EPT, de nível médio. A coleta de dados será realizada por meio de questionários de sondagem e avaliação e das respostas à atividade educativa de Planejamento Financeiro. Contudo, também poderão ser observadas/relatadas, pelo método da observação participante, as conversas resultantes das interações durante a realização da atividade. Por conseguinte, o produto educacional dessa pesquisa, direcionado aos educandos da EJA/EPT, será o desenvolvimento de uma planilha para Planejamento Financeiro, o qual é essencial para um gerenciamento eficaz das finanças pessoais. Nesse sentido, busca-se promover o que, atualmente, vem sendo denominado de “saúde financeira” das pessoas, dado que ter as finanças equilibradas, que permitem assumir gastos essenciais e não essenciais, além de estar preparado para imprevistos, contribui para o aumento do bem-estar dos indivíduos.

Palavras-chave: Educação Financeira; EJA/EPT; Planejamento Financeiro; Habilidades Comportamentais; Estudo de Caso.

Data da qualificação: 10 de maio de 2024

Horário: 09h

Local: Videoconferência

* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Qualificação Arioane T6

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  • 29/04/24
  • 11h26

Título do projeto: A biblioteca como espaço educativo na educação profissional e tecnológica: ações de incentivo à leitura

Orientador(a): Dra. Ana Cláudia de Oliveira da Silva

Banca: Dra. Letícia Ramalho Brittes, Dra. Renata Braz Gonçalves,  Dr. Vantoir Roberto Brancher(Suplente)

Resumo: O presente trabalho, desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), dentro da Linha de Pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica, tem como objetivo investigar as ações de incentivo à leitura realizadas no âmbito das Bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, com vistas a favorecer e ampliar a comunidade leitora, contribuindo, assim, na formação integral dos estudantes do ensino médio integrado. A motivação surgiu a partir do trabalho como bibliotecária no campus e por entender que a biblioteca além de comportar o acervo da instituição é um espaço a ser explorado para práticas educativas. A pesquisa é de natureza qualitativa. Para coleta e análise de dados será realizado uma pesquisa documental, a qual visa averiguar no Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI, as diretrizes educacionais relacionadas à biblioteca, livros e incentivo à leitura, além de analisar nos PPC’s dos cursos do referido campus a abordagem referente à biblioteca e incentivo à leitura. Para complementar a investigação será realizada uma entrevista semiestruturada com os bibliotecários de cada Campus do Instituto Federal Farroupilha, a qual oportunizará identificar quais ações foram realizadas nas bibliotecas do IFFar que contribuíram para formação de novos leitores e/ou auxiliar no fortalecimento dessa prática. Além disso, será aplicado um questionário com os alunos do 3º ano do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, considerando importante compreender quem são os alunos que validarão o produto educacional. Como produto educacional pretende-se elaborar um Podcast com a apresentação da pesquisa e diálogos sobre leitura com a participação de convidados. 

Palavras-chave: biblioteca; incentivo à leitura; ensino médio integrado.

Data da qualificação: 08 de maio de 2024

Horário: 15h

Local: Videoconferência

* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Qualificação Michele T6

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  • 29/04/24
  • 09h02

Título do projeto: ORGANIZAÇÃO DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NO CURSO DE EDIFICAÇÕES: FORMAÇÃO INTEGRADA EM ATIVIDADE NO LABORATÓRIO

Orientador: Dr. Adão Caron Cambraia

Coorientador(a): Dr. Ricardo Antonio Rodrigues 

Banca: Dra. Catiane Mazocco Paniz, Prof. Dra. Lenir Basso Zanon

Resumo: No curso técnico em Edificações, os alunos estudam materiais que são aplicados em construções com várias finalidades e se dedicam ao estudo do gerenciamento dessas construções, seus impactos e vida útil das edificações. Entretanto, o direcionamento apenas com o intuito de dar soluções técnicas para o mercado não proporciona uma formação humana integral, como é proposta pela Educação Profissional e Tecnológica. Nesse sentido, esse trabalho visa analisar as concepções docentes sobre o currículo integrado presente nas atividades de laboratório do Curso de Edificações para potencializar o pensamento crítico. Os dados serão produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas com os docentes do Curso de Edificações dos campi Panambi (IFFar, Rio Grande do Sul) e São Carlos (IFSC, Santa Catarina) e as respostas analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Dessa forma, a partir dos assuntos emergentes e do estudo do Currículo Integrado, produziremos um produto educacional com a finalidade de provocar reflexões críticas dos discentes sobre os conhecimentos técnicos do curso para proporcionar uma maior dignidade humana.

Palavras-chave: Formação Integrada; Espaços Pedagógicos; Atividades de Laboratório; 

Data da qualificação: 09 de maio de 2024

Horário: 14h


Local: Campus Panambi

Convite Qualificação Igor T6

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  • 26/04/24
  • 15h30

Título do projeto: Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório e as empresas parceiras: uma contribuição na formação dos Técnicos em Agricultura do Instituto Federal Farroupilha

Orientador: Dra. Daniela Copetti Santos

Banca: Dr. Adão Caron Cambraia, Dra. Andrea Milán Vasques

Resumo: Esse projeto de pesquisa tem como título “Estágios Curriculares Supervisionados Obrigatórios (ECSO) e as empresas parceiras: uma contribuição na formação dos Técnicos em Agricultura (TAG) do Instituto Federal Farroupilha(IFFar). O estudo está inserido na linha de pesquisa 2 “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)”, do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). A Práxis do estágio na formação do estudante se faz articulada com as empresas, sustentada no trabalho como princípio educativo e na pesquisa como princípio pedagógico, em espaços formais e não formais (PROFEPT, 2023).Com isso, esse projeto tem como objetivo geral compreender o processo de ECSO que ocorre nas empresas concedentes e verificar se o mesmo proporciona formação integral ao educando do curso TAG. Para atingir o objetivo deste estudo, foram definidos os objetivos específicos:1º)Analisar os documentos que amparam e regulamentam o processo de estágio no Curso TAG do IFFar; 2º) Conhecer o processo prático dos estágios nas empresas concedentes através das narrativas dos supervisores; 3º)Verificar a percepção dos estagiários sobre a contribuição do estágio na sua formação técnica e omnilateral  para o mundo do trabalho; 4º)Elaborar uma cartilha educacional. A pesquisa adotará uma abordagem quali-quantitativa e exploratória, o embasamento da investigação utilizará referenciais bibliográficos, documentação e legislações. Serão utilizados dois tipos de ferramentas: os questionários elaborados a partir da escala de Likert que será utilizada com os estagiários do curso do TAG que realizaram ou realizarão o ECSO entre o segundo semestre de 2022 e o segundo semestre de 2024. E as entrevistas com questões semiestruturadas ou questionários com os supervisores das empresas concedentes, vinculados aos estagiários do curso TAG. A partir da coleta de dados, os resultados das análises serão baseados na análise de conteúdo (Bardin,2016). Pretende-se elaborar uma cartilha como produto educacional que contribuirá na formação dos sujeitos envolvidos no processo de ECSO, bem como para uma relação mais efetiva junto às empresas parceiras, estagiários e ao curso Técnico em Agricultura Integrado ao Ensino Médio.

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório; Formação integral.

Data da qualificação: 09 de maio de 2024

Horário: 09h

Local: Sala de reunião - Campus Panambi

Convite Qualificação Leo T6

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  • 26/04/24
  • 13h21

Título da Dissertação: ORGANIZAÇÃO E MEMÓRIAS: AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO
NÚCLEO DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL DO SUL DO PAÍS

Produto Educacional: “Todas as cores do arco-íris: Gênero e Diversidade sexual”

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/744817

Orientador(a): Dra. Daniela Copetti Santos

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves e Dr. Gustavo de Oliveira Duarte

Resumo: Esse trabalho trata-se de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFAR), dentro da linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Este trabalho intitulado “Organização e memórias: ações desenvolvidas pelo Núcleo de Gênero e Diversidade sexual de uma Instituição pública federal do sul do país" teve o intuito de conhecer as ações desenvolvidas
pelo Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDIS) dos diferentes campi que compõem o Instituto Federal Farroupilha (IFFAR). Falar sobre temas como: gênero e diversidade sexual, nos espaços escolares é fundamental, precisamos avançar a passos largos sobre esse assunto, porque essas temáticas estão em todos os lugares. Os Institutos Federais primam em proporcionar esses espaços, trazendo uma reflexão da importância dessas temáticas. O NUGEDIS é o protagonista dessa pesquisa, portanto objetivou-se relatar através de memórias coletivas os seguintes questionamentos: analisamos os documentos das políticas institucionais de criação do NUGEDIS do IFFAR; Relatamos o surgimento do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual em outras Instituições de ensino EPT; Identificamos as ações
desenvolvidas sobre as temáticas de gênero e diversidade sexual nos diferentes campi e por fim Elaboramos, organizamos e publicamos o produto educacional, referente ao tema que fundamentou a dissertação. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e descritiva, embasada em levantamento bibliográfico e análise documental, seguida de aplicação de entrevistas gravadas e transcritas. Para análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). Como produto educacional, foi confeccionada uma cartilha com o marco legal da criação do NUGEDIS no IFFAR, abrangendo as ações planejadas e executadas em alguns campi que compõem o IFFAR. A pesquisa identificou a importância do núcleo perante as diferentes abordagens, dessas temáticas especificamente as causas de gênero e diversidade sexual.

Palavras-chave: Gênero, Diversidade Sexual, EPT.

Data da defesa: 07 de maio de 2024

Horário: 14h


Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

convite Defesa Katia T5

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  • 23/04/24
  • 10h25
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