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Título da Dissertação: DO MODELO TECNICISTA DAS ESCOLAS TÉCNICAS FEDERAIS AO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DOS INSTITUTOS FEDERAIS

Produto Educacional: Institutos Federais: Caminhos para o Futuro dos Jovens

Orientador(a): Dr. Ricardo Antonio Rodrigues

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dr. Manoel José Porto Júnior

Resumo: Esta dissertação, desenvolvida no âmbito do ProfEPT (Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica), analisou a trajetória do projeto formativo da EPT no Brasil, comparando o modelo pedagógico da Escola Técnica Federal de Pelotas (ETFPEL) na década de 1990, de caráter tecnicista e instrumental, com a proposta de Ensino Médio Integrado (EMI) do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) nas décadas de 2010 e 2020, que se propõe omnilateral, politécnica e integrada. A metodologia consistiu em um estudo de caso múltiplo com abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas com 12 egressos e a análise de documentos institucionais, com a interpretação dos dados realizada por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. A investigação buscou compreender a influência desses modelos na formação profissional e na ascensão social dos estudantes. Os resultados demonstram que a finalidade da formação migrou de uma ênfase no emprego imediato (ETFPEL) para a priorização da verticalização e da inserção acadêmica (IFFar), com foco na qualidade do Ensino Médio Propedêutico para o Ensino Superior. A principal conclusão deste estudo é que, embora o projeto do IFFar tenha cumprido a promessa de uma formação mais ampla e humanista (Omnilateralidade), ele enfrenta o desafio de conciliar a excelência técnica com a excelência acadêmica, em um contexto de pressões externas. O estudo contribui para a reflexão crítica sobre as políticas educacionais, indicando que a Formação Integrada, ao ampliar as possibilidades, intensificou o esforço discente e deve resistir às tendências que limitam seu potencial emancipador. Por fim, foi desenvolvido um documentário audiovisual como produto educacional, visando a divulgação do acesso à Educação Profissional e Tecnológica de qualidade para as classes menos privilegiadas.

Palavras-chave: Ensino Médio Integrado; Escolas Técnicas Federais; Institutos Federais; Formação Integrada; Ascensão Social.

Data da defesa: 17 de Dezembro de 2025

Horário: 14h


Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Defesa Maiquel T6

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  • 03/12/25
  • 15h38

Título da Dissertação:  Saúde e Qualidade de vida de Servidores Docentes na Educação Básica, Profissional e Tecnológica, um olhar para o campus Júlio de Castilhos.

Produto Educacional: Guia orientativo para qualificar a saúde e qualidade de vida do servidor docente

Orientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz

Banca: Dra. Daniela Copetti Santos, Dra. Mariglei Severo Maraschin e Dr. Juliano de Melo da Rosa

Resumo: A presente pesquisa está vinculada ao curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica- ProfEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha- IFFAR- campus Jaguari, na Linha de Pesquisa 2, Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, são instituições de educação pluricurriculares e multicampi, especializados na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, comprometidos com uma educação omnilateral. Essa caracterização possibilita um ensino diferenciado e de qualidade para os discentes ao mesmo tempo que demanda um preparo qualificado do servidor docente, que vai atuar tanto no ensino médio integrado, subsequente, Ensino de Jovens e Adultos/ Educação Profissional Tecnológica (EJA/EPT), ensino superior e na pós graduação. Essa demanda do ensino, somada ao desenvolvimento da pesquisa e extensão, bem como das relações intra e interpessoais em todos os segmentos na instituição, coloca o servidor docente, muitas vezes, no final de uma jornada de trabalho, em um processo de exaustão física e mental, e em alguns casos, levando ao adoecimento e afastamento do trabalho. Neste contexto a pesquisa teve como objetivo geral analisar os aspectos que dizem respeito à saúde e qualidade de vida dos servidores docentes efetivos do Instituto Federal Farroupilha, campus Júlio de Castilhos. A fundamentação teórica composta por autores como Esteve, Jesus, Pereira e Marchesi, retratam as questões referentes ao bem-estar e mal-estar docente. A proposta da investigação com um enfoque de pesquisa aplicada e qualitativa, se utilizando de dados de questionários e entrevistas semiestruturadas, analisadas à luz da Análise Textual Discursiva (ATD). Como produto educacional, temos um “Guia orientativo para qualificar a saúde e qualidade de vida do servidor docente”, com orientações e dicas baseado nas demandas levantadas pelos questionários e entrevistas. As ações desenvolvidas pelo professor quando no seu estado de equilíbrio físico e mental, contribuem na educação em EPT, afirmando o trabalho como princípio educativo.

Palavras-chave: Saúde; Qualidade de vida do servidor; Educação Profissional e Tecnológica.

Data da defesa: 12 de dezembro de 2025

Horário: 09:00h


Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

COnvite Defesa Carlos T5

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  • 03/12/25
  • 11h24

Egressa da primeira turma do ProfEPT do IFFar - Campus Jaguari lança livro com reflexões sobre a docência de Gastronomia na EPT. A obra, fruto de sua pesquisa de mestrado, foi apresentada ao público na última segunda-feira, 24 de novembro.

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  • 26/11/25
  • 10h10

Título da Dissertação: Vamos Falar Sobre Drogas? Reflexões Sobre a Necessidade da Abordagem da Temática na Educação Profissional e Tecnológica

Produto Educacional: Guia  de  Orientação para o Desenvolvimento e ImplementaçÃo de Produtos Educacionais

Orientador(a): Dra. Taniamara Vizzotto Chaves

Banca: Dra. Roberta Pasqualli, Dra Lenir Basso Zanon

Resumo: A dissertação "VAMOS FALAR SOBRE DROGAS? Reflexões sobre a necessidade da abordagem da temática na Educação Profissional e Tecnológica", vinculada à linha de pesquisa Práticas Educativas em EPT e ao Macroprojeto 3 - Práticas Educativas no Currículo Integrado, utilizou uma abordagem qualitativa, através de um estudo de caso, com o objetivo de analisar e compreender as concepções que perpassam as práticas curriculares e pedagógicas referentes à temática drogas desenvolvidas no Curso Técnico em Informática do Instituto Estadual de Educação Professor Isaías, no município de Santiago/RS. Desse modo, a construção dos dados ocorreu por meio de uma roda de conversa com os estudantes do 3º Módulo e de entrevistas semiestruturadas com os professores do curso. A investigação foi conduzida à luz dos pressupostos da análise do discurso de Michel Foucault, tendo como categorias de análises os Dispositivos de Poder-Saber, os Regimes de Verdade e as Formações Discursivas. Os resultados revelaram que embora a temática drogas seja reconhecida como relevante, nas poucas vezes que ela é abordada, acontece de forma superficial e fragmentada, muitas vezes limitada a discursos preventivos e moralizantes, especialmente quando relacionados aos programas externos, como o PROERD. Ademais, a estrutura curricular do curso, fortemente orientada para a empregabilidade e o desenvolvimento de competências técnicas, restringe a inclusão de temas transversais e de relevância social, reforçando a separação entre o saber técnico e a formação integral. Entretanto, a participação na roda de conversa e na construção dos Produtos Educacionais demonstrou o interesse e o engajamento dos estudantes, revelando o potencial das ações e projetos transversais ao currículo para promoção da formação integral, do pensamento crítico e da responsabilidade social. Essas ações evidenciaram que é possível trabalhar temas complexos e sensíveis nos cursos técnicos, de modo transversal ao currículo e articulado à realidade dos estudantes, sem depender de uma disciplina específica. Assim, ao dar voz a professores e estudantes, esta pesquisa contribuiu para a construção de um conhecimento contextualizado e significativo sobre a temática drogas, evidenciando que práticas educativas baseadas em diálogo, colaboração e transversalidade são caminhos possíveis, reafirmando o papel da EPT como espaço de formação crítica, ética e socialmente comprometida.

Palavras-chave: Currículo Integrado; Educação Profissional e Tecnológica; Prevenção às Drogas; Ações e Projetos Transversais ao Currículo.

Data da defesa: 12 de dezembro de 2025

Horário: 14h


Local: Videoconferência

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Convite Defesa Maria T6

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  • 19/11/25
  • 15h52

Título da Dissertação: ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO DO IFFAR CAMPUS ALEGRETE

Produto Educacional: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO: POSSIBILIDADES E REFLEXÕES

Orientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz

Banca: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani, Dra. Maria Cristina Pansera de Araujo, Dra. Eliziane da Silva Dávila

Resumo: A severidade e sequências de eventos climáticos e catástrofes ambientais em diferentes países, colocaram holofotes sobre a necessidade imediata de conservar o planeta em que vivemos e dependemos inteiramente, através de medidas consistentes e organizadas. Diante deste cenário é imprescindível incluir e envolver todas as esferas da sociedade nesta tarefa urgente, através de ações pedagógicas que promovam o pensar ecológico. A educação é a mola propulsora para o pensamento crítico e mudança de praxes. Esse trabalho tem como objetivo geral investigar como se organiza a educação ambiental no curso Técnico em Agropecuária Integrado do IFFar Campus Alegrete. Como objetivos específicos de nosso trabalho destacamos 1) Identificar a temática ambiental nos componentes curriculares do curso Técnico em Agropecuária integrado do IFFar Campus Alegrete; 2) Analisar nas dissertações do Observatório ProfEPT, os trabalhos que apresentam as temáticas referentes a educação ambiental; 3) Verificar se existem projetos de educação ambiental em andamento no curso Técnico em Agropecuária e possíveis fragilidades na realização dos mesmos; 4) Reconhecer como os temas referentes a EA são abordados pelos docentes dos componentes curriculares ligados à área; 5) Elaborar um E-book que esteja relacionado com a EPT e a educação ambiental. A pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Macroprojeto 6 – Organização de espaços pedagógicos na EPT.A investigação é de cunho qualitativo e foi desenvolvida através de análise documental e bibliográfica, com realização de questionários com os docentes de disciplinas que abordam as temáticas da educação ambiental e ações antrópicas no curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio do IFFar Campus Alegrete. Através do método interpretativo das informações obtidas se utilizou de relatos de experiência baseado em Bardin.O produto educacional elaborado é fruto das reflexões e análises provenientes da pesquisa, em formato de E-book trata acerca da relevância da educação ambiental dentro do curso Técnico em Agropecuária integrado.

Palavras-chave: Educação Ambiental; Técnico em Agropecuária; EPT

Data da defesa: 10 de dezembro de 2025

Horário: 09h


Local: Videoconferência
* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Defesa Fernanda T6

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  • 18/11/25
  • 11h09

Título da Dissertação: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL: ENTRELAÇANDO FORMAÇÃO, SABERES E VIVÊNCIAS

Produto Educacional: Rodas de Conversa como Espaço-Tempo de Formação Permanente com Docentes da Educação Profissional e Tecnológica 

Orientador(a): Dra. Taniamara Vizzotto Chaves

Banca: Dr. Vantoir Roberto Brancher, Dra. Joze Medianeira dos Santos de Andrade

Resumo: A pesquisa intitulada Desenvolvimento Profissional Docente na Educação Profissional e Tecnológica da Rede Pública Estadual do Rio Grande do Sul: entrelaçando formação, saberes e vivências insere-se na Linha de Pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), vinculada ao Macroprojeto 03 – Práticas Educativas no Currículo Integrado, do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). O estudo teve como objetivo investigar de que modo os processos formativos e os saberes docentes contribuem para o desenvolvimento profissional dos professores da EPT e como essas contribuições se refletem em suas práticas educativas. A abordagem metodológica foi qualitativa, do tipo estudo de caso, realizada com docentes dos cursos técnicos do Instituto Estadual de Educação Professor Isaías, em Santiago-RS. Os dados foram construídos por meio de questionário e rodas de conversa, analisados à luz da Análise Textual Discursiva (Moraes; Galiazzi, 2011). Os resultados foram organizados em três eixos temáticos: (1) formação docente e desenvolvimento profissional na EPT; (2) saberes e identidade profissional docente; e (3) desafios contemporâneos e contextuais da docência na EPT. As rodas de conversa revelaram-se como espaços de escuta sensível, reflexão crítica e construção coletiva do conhecimento, favorecendo o reconhecimento do professor como sujeito histórico e produtor de saberes. A pesquisa evidenciou a importância da articulação entre gestão escolar, coordenação pedagógica e espaços coletivos de formação para a consolidação de práticas formativas permanentes na rede estadual. O Produto Educacional oriundo do estudo — Rodas de Conversa como Espaço-Tempo de Formação Permanente com Docentes da Educação Profissional e Tecnológica — sistematiza essa experiência e propõe uma metodologia dialógica e emancipadora de formação permanente, construída a partir das necessidades formativas emergentes dos próprios docentes.

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica (EPT); Desenvolvimento Profissional Docente; Formação Permanente; Rodas de Conversa.

Data da defesa: 05 de dezembro de 2025

Horário: 14h


Local: Videoconferência

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Convite Defesa Daniela T6

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  • 17/11/25
  • 15h30

Título da Dissertação: VERTICALIZAÇÃO DO ENSINO NA EPT: TRAJETÓRIAS DISCENTES E PERCEPÇÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL

Produto Educacional: IFFar Stories: do Integrado ao Superior - Trajetórias que inspiram

Orientador(a): Dra. Ana Cláudia de Oliveira da Silva

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Dra. Mariglei Severo Maraschin

Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Jaguari, dentro da Linha de Pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica, guardando relações com o Macroprojeto 3 - Práticas Educativas no Currículo Integrado. A pesquisa teve por objetivo geral investigar como os discentes do curso de Bacharelado em Administração do IFFar - campus São Vicente do Sul, oriundos do Curso Técnico Integrado em Administração, percebem o impacto da educação integral e da verticalização do ensino em suas trajetórias de vida. Para tal foi realizada uma pesquisa qualitativa de natureza aplicada com os egressos do Ensino Médio Integrado que realizaram a verticalização de ensino no eixo de Gestão e Negócios do referido campus. A coleta de dados realizou-se, primeiramente, por meio de mapeamento da produção acadêmica relacionada à verticalização do ensino no contexto da EPT e sob a perspectiva discente; após, aplicou-se formulário online, visando conhecer o perfil e a motivação desses estudantes; e, por fim, realizou-se entrevistas narrativa com discentes selecionados dentre os respondentes do questionário, a fim de investigar as suas percepções quanto à educação integral e analisar o impacto da verticalização acadêmica nas suas trajetória de vida. Os resultados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo, de Bardin (2016) buscando-se esclarecer, com o auxílio de autores como Pacheco (2011), Ramos (2010), Ciavatta (2014), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005) entre outros, os conceitos de verticalização e currículo integrado e suas correlações dentro do itinerário formativo dos discentes. Como produto educacional realizou-se o recorte de trechos da entrevista narrativa, os quais foram editados em formato de vídeos de curta duração para serem publicados nas redes sociais institucionais, a fim de demonstrar as trajetórias de alunos que tenham sido marcados pela verticalização do ensino.

Palavras-chave: Verticalização; Currículo Integrado; Trajetória de Vida

Data da defesa: 05 de dezembro de 2025

Horário: 09:00

Local: Videoconferência

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Convite Defesa Guilherme T6

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  • 12/11/25
  • 14h44

Título da Dissertação: A atuação dos servidores agentes de contratação do IFFar no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT): o autorreconhecimento da sua atividade na formação integral dos estudantes

Produto Educacional: Educação que acontece nos bastidores: a importância da participação coletiva nos processos de compras no IFFar

Orientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz

Banca: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani, Dr.  Renato Xavier Coutinho

Resumo: A pesquisa analisa se os servidores que atuam como agente de contratação no Instituto Federal Farroupilha (IFFar) se reconhecem, no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), como parte da formação integral dos estudantes. De natureza aplicada e abordagem qualitativa, o estudo foi desenvolvido por meio de um questionário semiestruturado e de uma roda de conversa com os agentes de contratação, tendo seus dados analisados pela Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados indicam que a maioria dos participantes se percebe como parte do processo formativo, reconhecendo a relevância de suas funções e o impacto de suas práticas na missão institucional e nos princípios da EPT. Contudo, evidenciam-se desafios relacionados à motivação, à valorização profissional e à carência de formação específica tanto em EPT quanto relacionados aos procedimentos licitatórios. A investigação reafirma que o trabalho administrativo possui caráter educativo e é essencial para o cumprimento da missão Institucional. Como desdobramento, foi elaborado como produto educacional a cartilha “Educação que acontece nos bastidores: a importância da participação coletiva nos processos de compras no IFFar”, com o propósito de sensibilizar os servidores sobre a importância do trabalho coletivo, reforçando que todos os servidores da instituição são corresponsáveis pelos procedimentos licitatórios.

Palavras-chave: Agentes  de  Contratação;  Licitações;  Educação  Profissional  e Tecnológica; Formação Integral; Instituto Federal Farroupilha.

Data da defesa: 24 de novembro de 2025

Horário: 9h

Local: Videoconferência

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Convite Defesa Julien T7

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  • 10/11/25
  • 16h45

Título da Dissertação: A (IN)VISIBILIDADE DA MULHER NEGRA EM AMBIENTES ACADÊMICOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM OLHAR A PARTIR DO FEMINISMO NEGRO BRASILEIRO

Produto Educacional:  ESCREVIVÊNCIA INSURGENTE: A (IN)VISIBILIDADE DA MULHER NEGRA  NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Orientador(a): Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio

Banca: Dra. Mariana Fernandes dos Santos, Dra Mariana Selister Gomes, Dra. Tainah Mota do Nascimento

Resumo: Esta dissertação, vinculada ao ProfEPT e à Linha de Pesquisa 1 – Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica, tem como objetivo investigar a (in)visibilidade das mulheres negras nos espaços acadêmicos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tomando como locus central de análise os colégios técnicos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A pesquisa parte do reconhecimento de que o Ensino, embora concebido como espaço de emancipação, reproduz desigualdades históricas e estruturais que silenciam e marginalizam sujeitos negros, especialmente mulheres. Para compreender essas dinâmicas, adota-se como referencial teórico o feminismo negro, a interseccionalidade e os estudos sobre racismo estrutural e institucional, articulando também um estado da arte composto por dissertações e teses produzidas no âmbito do ProfEPT e de programas correlatos. Metodologicamente, o estudo se fundamenta na Escrevivência Insurgente das Mulheres Negras, inspirada em Conceição Evaristo, conjugada à pesquisa autobiográfica crítica e à pesquisa engajada, reconhecendo o lugar de fala da pesquisadora como dado constitutivo do processo investigativo. Os resultados evidenciam que a invisibilidade das mulheres negras na EPT não é circunstancial, mas estrutural, manifestando-se em barreiras de acesso, permanência e reconhecimento, assim como em negativas institucionais que perpetuam silenciamentos. Por outro lado, também revelam estratégias de resistência, construção coletiva e produção de saberes insurgentes que desafiam a lógica do epistemicídio. Conclui-se que a valorização das epistemologias negras e do feminismo negro é fundamental para a construção de práticas educacionais mais inclusivas, comprometidas com a justiça racial e de gênero. O produto educacional resultante é um artigo acadêmico, de natureza textual, que sistematiza as reflexões e resultados da pesquisa. O texto foi submetido a um periódico que dedica atenção às desigualdades sociais e contempla estudos que abordam, de forma interdisciplinar, questões relacionadas a gênero e às relações étnico-raciais, reafirmando o compromisso desta pesquisa com a divulgação científica voltada à equidade, à representatividade e à valorização das narrativas de mulheres negras na Educação Profissional e Tecnológica.

Palavras-chave: Feminismo negro; Educação Profissional e Tecnológica; Interseccionalidade; Mulheres Negras; Produto educacional.

Data da defesa: 19 de novembro de 2025

Horário: 09h:00min


Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.
convite defesa Tamires T6

 

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  • 10/11/25
  • 15h54

No dia 30/10/2025 ocorreu o I Seminário Integrador das Eletivas, momento de formação presencial.

No encontro, organizado pelas alunas Brenda Balk de Almeida e Larissa Nunes Peixoto, os alunos apresentaram as dinâmicas das aulas eletivas por meio de relato reflexivo. As discussões possibilitaram traçar novos rumos para as eletivas, com sugestões de melhor organização didática metodológica.

 

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  • 31/10/25
  • 14h21
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