Todas as Noticias
Título da Dissertação: Constituição do IFRS - Campus Vacaria: contribuições das narrativas memoriais de servidores.
Produto Educacional: Constituição do IFRS – Campus Vacaria: contribuições das narrativas memoriais de servidores.
Orientador(a): Dr. Adão Caron Cambraia
Banca: Dra. Catiane Mazocco Paniz, Dra. Raquel Folmer Corrêa
Resumo: Esta pesquisa desenvolveu-se no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal Farroupilha, Campus Jaguari, entre 2023 e 2025. Abordou-se a seguinte temática: Constituição do IFRS – Campus Vacaria: contribuições das narrativas memoriais de servidores. Situa-se na Linha de Pesquisa 2, Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT, e no Macroprojeto 4, História e Memórias no contexto da EPT. Procurou-se responder ao seguinte problema de pesquisa: Como se constituiu a trajetória histórica do IFRS – Campus Vacaria a partir das narrativas memoriais de servidores? O objetivo geral do trabalho consistiu em analisar a trajetória histórica do IFRS – Campus Vacaria por meio das narrativas memoriais de servidores que participaram do início do percurso dessa unidade institucional. Já, os objetivos específicos consistiram em: resgatar a construção histórica do Campus Vacaria por meio de pesquisa documental; identificar os desafios iniciais e atuais do IFRS – Campus Vacaria, segundo o ponto de vista das narrativas memoriais; refletir acerca dos principais impactos que a atuação do IF pode proporcionar à comunidade de Vacaria e região; elaborar um documentário que permita publicizar as narrativas memoriais dos servidores do IFRS – Campus Vacaria a fim de valorizar esse percurso e fortalecer a identidade dessa unidade institucional. O trabalho, de natureza qualitativa, delineou-se a partir de: pesquisa bibliográfica de dissertações sobre a temática investigada em repositórios institucionais do ProfEPT e na produção de autores que têm se dedicado à problematização da EPT; pesquisa documental, como em legislações, decretos, portarias, documentos institucionais diversos, notícias, e fotografias de sítios eletrônicos institucionais e de acervos particulares. Para a coleta de dados, a pesquisa valeu-se, essencialmente, de entrevista semiestruturada, realizadas por meio de gravação de áudio e de vídeo. Contou-se com a colaboração de 12 servidores que trouxeram suas narrativas memoriais acerca dessa historicidade. Para a análise dos dados coletados a partir das entrevistas, utilizou-se o método da Análise Textual Discursiva (ATD), de acordo com Moraes e Galiazzi (2016). Por meio das narrativas memoriais dos servidores, evidenciou-se que a constituição do IFRS – Campus Vacaria concretizou-se com o auxílio de muitas pessoas da comunidade, de lideranças políticas, de servidores. Uma história repleta de desafios iniciais, alguns superados e outros em processo de superação. Um campus que já está inserido na comunidade e que busca consolidar-se, cada vez mais, em aspectos como infraestrutura física, quadro de pessoal, expansão de cursos. Ainda, elaborou-se um produto educacional, no formato de documentário, que permitiu publicizar as narrativas memoriais dos participantes da pesquisa a fim de valorizar o percurso até o momento e fortalecer a identidade do IFRS – Campus Vacaria que, a partir da sua implantação e atuação, tem impactado positivamente Vacaria e a região dos Campos de Cima da Serra.
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; Narrativas Memoriais; IFRS – Campus Vacaria.
Data da defesa: 13 de novembro de 2025
Horário: 14h
Local: Videoconferência
* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.
Publicado em Notícias
- 29/10/25
- 14h01
Título da Dissertação: A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO PÚBLICA NO IFFAR CAMPUS SVS
Produto Educacional: CARTILHA DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO IFFAR CAMPUS SVS
Orientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz
Banca: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani, Dr. Ascísio dos Reis Pereira
Resumo: O presente trabalho faz parte da linha 2 - Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica-EPT, no curso de Mestrado Profissional em Educação Tecnológica, Macroprojeto 6- Organização de espaços pedagógicos na EPT. A pesquisa buscou compreender como a inserção da curricularização da extensão tem se efetivado nos cursos de Administração e Gestão Pública no Instituto Federal Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus São Vicente do Sul- IFFar Campus SVS. A referida implementação da curricularização é determinada no Plano Nacional de Educação (PNE-2014-2024), meta 12.7, a qual deverá ocorrer até 2024. A concretização deverá efetivar-se através da inclusão na matriz curricular dos cursos de graduação, em um percentual de 10% dos créditos destinados a curricularização. Propomos como objetivo geral: analisar como está sendo implementada a curricularização da extensão nos cursos de Administração e Gestão Pública no IFFar Campus SVS no contexto das Diretrizes do PNE 2014/2024-Meta 12.7. Deste modo, a pesquisa é qualitativa, considerada um estudo de caso. Os participantes da pesquisa foram os coordenadores e docentes dos cursos de Administração e Gestão Pública que participaram do processo de implementação da curricularização da extensão e o instrumento de busca de dados foi um questionário aberto e semiestruturado, os resultados foram analisados através de Análise Textual Discursiva - ATD. Assim, com a pesquisa identificamos os êxitos e os desafios encontrados na implementação da curricularização da extensão nos cursos de Administração e Gestão Pública no IFFar Campus SVS, bem como, a articulação entre o ensino e a pesquisa. O produto final no formato de cartilha, foi elaborada com dados emergidos dos questionários, sobre a implementação da curricularização, as “boas práticas” e também com a finalidade de colaborar com futuras sugestões de melhorias neste processo. Como resultados da pesquisa destaca-se que os participantes entendem que a extensão é indissociável do ensino e da pesquisa, é que esse tripé é promotor de uma formação humana e integral, o qual vem a reforçar os princípios do IFFar. Outro elemento surgido na pesquisa foi a criação de espaços para discussões e formação da temática curricularização da extensão visando o aprimoramento e de metodologias e práticas extensionistas.
Palavras-chave: Curricularização da extensão; EPT; ProfEPT; IFFar - SVS.
Data da defesa: 13 de novembro de 2025
Horário: 09h
Local: Videoconferência
* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Publicado em Notícias
- 28/10/25
- 14h45
Título da Dissertação: A análise dos dados socioeconômicos dos alunos ingressantes por sorteio na Educação Profissional e Tecnológica no Campus São Vicente do Sul.
Produto Educacional: Dualidade Educacional em Debate: O impacto do sorteio no acesso à Educação Profissional e Tecnológica
Orientador(a): Dra. Letícia Ramalho Brittes
Banca: Dra. Daniela Copetti Santos, Dr. Guilherme Brandt de Oliveira
Resumo: A presente pesquisa foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, área de concentração Educação Profissional e Tecnológica, linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional, Macroprojeto 6 – Organização de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica. Teve como objetivo investigar as formas de ingresso dos estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na forma integrada ao Ensino Médio, do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul. Buscou-se compreender de que maneira os mecanismos de acesso, em especial a modalidade de sorteio adotada em 2021 e 2022 em decorrência da pandemia da Covid-19, contribuem ou não para a inclusão de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, considerando a histórica dualidade educacional brasileira. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com levantamento e análise de dados junto à Coordenação de Registros Acadêmicos, ao Censo Escolar da Educação Básica (Educacenso), ao Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC) e aos editais de ingresso referentes ao período de 2019 a 2024. Os dados foram tratados por meio de procedimentos estatísticos descritivos simples, possibilitando a comparação entre os perfis socioeconômicos dos ingressantes antes e durante a adoção do sorteio. Concluiu-se que a modalidade sorteio, por si só, não garante maior inclusão de alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, contrariando a expectativa inicial da pesquisa. A partir dessa constatação, elaborou-se como produto educacional um folder explicativo de reflexão voltada a gestores, professores e técnicos administrativos em educação, com o intuito de suscitar debates institucionais sobre o ingresso, a permanência e a equidade na Educação Profissional e Tecnológica. Espera-se que esse material contribua para a reflexão crítica e para o fortalecimento de políticas que efetivamente ampliem as oportunidades educacionais, em consonância com a missão do Instituto Federal Farroupilha de oferecer uma educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade. O material foi validado pelos três segmentos da instituição, e recebeu avaliações positivas quanto à sua aplicabilidade, clareza e relevância. Conclui-se que, embora existam esforços institucionais pela permanência e o sucesso acadêmico de todos os estudantes, ações articuladas farão com que essas políticas se tornem mais eficazes e sustentáveis, promovendo uma cultura institucional comprometida com a inclusão, equidade e com a transformação social no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica.
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; Processo Seletivo; Sorteio; Equidade Educacional; Inclusão Social.
Data da defesa: 30 de outubro de 2025
Horário: 15h
Local: Videoconferência
* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Publicado em Notícias
- 20/10/25
- 16h05
Título do projeto:
O CURRÍCULO INTEGRADO E A INCLUSÃO DE PESSOAS TRANSEXUAIS E TRAVESTIS: UMA ANÁLISE SOBRE O PL 3109/2023
Orientador: Dra. Letícia Ramalho Brittes
Banca: Dr. Mauricio Ramos Lutz, Dr. Izaque Machado Ribeiro
Resumo: A relevância do currículo integrado na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é evidente como estratégia para mitigar a fragmentação do saber. Neste contexto, emerge a necessidade de investigar as experiências de indivíduos transexuais e travestis, que enfrentam significativas barreiras sociais e econômicas que prejudicam seu percurso educacional e profissional. A exclusão da população transexual de uma educação de qualidade perpetua desigualdades e limita oportunidades de progresso. O PL 3109/2023 destaca-se como um marco para promover a inclusão nas instituições federais. O presente estudo visa analisar como o NUGEDIS e a Assistência Estudantil podem contribuir para a inserção dessa população na EPT, além de explorar os impactos do currículo integrado e do PL 3109/2023 nesse processo. Os objetivos incluem mapear a produção científica sobre inclusão, investigar a atuação do NUGEDIS e da assistência estudantil no IFFAR - Campus Jaguari e identificar elementos indispensáveis para uma abordagem sensível à identidade de gênero na EPT. A pesquisa, enquadrada na linha de Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos do Mestrado Profissional (PROFEPT), e integra Grupo de Pesquisa sobre Gestão Educacional, Currículo e Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica (GECPOL), reflete o interesse da discente por temas relativos a minorias, promovendo a análise das vivências de indivíduos transexuais e travestis no âmbito educacional. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, voltada à compreensão dos fenômenos em profundidade, considerando os significados atribuídos pelos sujeitos envolvidos no Instituto Federal Farroupilha – Campus Jaguari, o projeto busca compreender as experiências de alunos transgêneros, propondo, em última instância, um produto educacional que promova a diversidade e a inclusão dentro da comunidade.
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica, Transexuais e Travestis, Currículo Integrado, NUGEDIS, Assistência Estudantil.
Data da qualificação: 30 de outubro de 2025
Horário: 10h
Local: Videoconferência
* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.
Publicado em Notícias
- 20/10/25
- 10h09
Bibliografia orientará a elaboração da prova, prevista para fevereiro de 2026
A Coordenação Nacional do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) divulga as referências bibliográficas que fundamentarão o Exame Nacional de Acesso (ENA 2026).
A prova abordará conteúdos relacionados às Bases Conceituais e Históricas da Educação Profissional e Tecnológica, bem como às Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem, contemplando dimensões teóricas e metodológicas próprias do campo da Educação Profissional e Tecnológica.
A aplicação do exame está prevista para o mês de fevereiro de 2026, e o edital de seleção será publicado posteriormente, com informações detalhadas sobre o processo seletivo.
Referências Bibliográficas:
1.CIAVATTA, M. A historicidade das reformas da educação profissional. Cadernos de Pesquisa em Educação, Vitória, ano 11, v. 19, n. 39, p. 50-64, jan./jun. 2014. Disponível em: (https://periodicos.ufes.br/educacao/article/view/10246/7032 )
2. CICHACZEWSKi, J. C.; CASTRO, C. A. de. IF’s: uma expressão particular das experiências políticas da classe trabalhadora brasileira no século XX. Germinal: Marxismo e Educação Em Debate, 15(3), p. 448–467, 2023. Disponível em: (https://doi.org/10.9771/gmed.v15i3.54513 )
3. DUARTE, Newton. O debate contemporâneo das teorias pedagógicas. In: MARTINS, L. M.; DUARTE, Newton (orgs.) Formação de professores e alternativas necessárias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. Disponível em: (https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/f361d9cc-0502-41df-8be1-58ffc56b22e5/content )
4. GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere [livro eletrônico]: caderno 12 (XXIX): 1932: apontamentos e notas esparsas para um grupo de ensaios sobre a história dos intelectuais; tradução Maria Margarida Machado. Rio de Janeiro: IGS-Brasil, 2024. Disponível em: (https://storage.googleapis.com/production-hostgator-brasil-v1-0-9/739/971739/23GwhSwA/4ec65ca869ce49cb95a3401891ebc59e?fileName=Caderno%2012.pdf )
5. LIMA FILHO, D. L. A inter-relação trabalho, tecnologia, ciência e cultura como base para a formação integral na educação profissional e tecnológica. In: LIMA FILHO, D. L.; SANTOS, J. D. G.; NOVAES, H. T. (org.). Educação profissional no Brasil do século XXI: políticas, críticas e perspectivas: vol. 2. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2023. p. 25-47. Disponível em: (https://ebooks.marilia.unesp.br/index.php/lab_editorial/catalog/view/397/3921/7057 )
6. MACHADO, L. R. de S. Saberes tecnológicos, teoria da atividade e processos pedagógicos. Trabalho & Educação, v. 22, n. 1, 2013. Disponível em: (https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8933/6423 )
7. OLIVEIRA, T. F. de. O materialismo histórico e dialético e pesquisa em educação: considerações metodológicas a partir das obras de Marx. Germinal: marxismo e educação em debate, v. 15, n. 2, p. 407–429, 2023. Disponível em: (https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51832 )
8. PEIXOTO, E. M. DE M. Interdisciplinaridade e análise da produção científica: apontamentos a partir da concepção materialista e dialética da história. Filosofia e Educação, v. 5, n. 2, p. 120-165, Outubro de 2013. Disponível em: (https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635398/3191 )
9. RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional. 1ª ed. Coleção Formação Pedagógica. Volume V. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. Disponível em: (https://ifpr.edu.br/curitiba/wp-content/uploads/sites/11/2016/05/Historia-e-politica-da-educacao-profissional.pdf )
10. SILVA, Gildemarks Costa e. Tecnologia, educação e tecnocentrismo: as contribuições de Álvaro Vieira Pinto. Rev. bras. Estud. pedagog., v. 94, n. 238, p. 839–857, 2013. Disponível em: (http://www.scielo.br/pdf/rbeped/v94n238/a10v94n238.pdf )
Publicado em Notícias
- 09/10/25
- 08h11
Título da Dissertação: Resolução de Problemas e Tecnologias Digitais: reflexões sobre práticas educativas em uma turma da EJA/EPT
Produto Educacional: Caderno Didático
Orientador(a): Dr. Mauricio Ramos Lutz
Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Dra. Mariglei Severo Maraschin
Resumo: A pesquisa foi desenvolvida no âmbito da Linha de pesquisa 1 - Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), inserida no Macroprojeto 1 - Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT. Ela investigou as contribuições da Resolução de Problemas (RP) e das Tecnologias Digitais (TD), em especial o software GeoGebra, para a aprendizagem de Geometria em uma turma da Educação de Jovens e Adultos integrada à EPT (EJA/EPT). A motivação surgiu da necessidade de abordagens alternativas no ensino de Matemática, diante das dificuldades históricas apresentadas por estudantes em aplicar conceitos matemáticos em situações concretas. O estudo foi desenvolvido no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) com estudantes do Curso Técnico em Eletromecânica integrado ao Ensino Médio, modalidade EJA/EPT, tendo como instrumentos de produção de dados a pesquisa bibliográfica, a observação participante, questionários e a aplicação de uma sequência de atividades organizada em um caderno didático, constituído como Produto Educacional (PE). A análise dos dados, realizada por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), evidenciou dificuldades recorrentes em fundamentos matemáticos e notação geométrica, mas também mostrou avanços relevantes, como a aplicação do Teorema de Pitágoras em situações contextualizadas, o cálculo de distâncias no plano cartesiano, o uso autônomo do GeoGebra e a colaboração entre colegas. Constatou-se que a RP favoreceu a autonomia e a construção de estratégias próprias, que o GeoGebra potencializou a visualização e a investigação de conceitos e que o trabalho colaborativo fortaleceu aprendizagens atitudinais, em consonância com os princípios da EPT. O PE, um caderno didático, revelou-se adequado ao contexto da EJA/EPT, podendo ser adaptado a outras turmas. Conclui-se que a integração entre RP e TD representa uma alternativa metodológica para a aprendizagem de Geometria, ao mesmo tempo, em que reafirma o compromisso da EPT com a formação integral e com a promoção da emancipação humana.
Palavras-chave: Aprendizagem de Geometria; Resolução de Problemas; Práticas pedagógicas; Tecnologias digitais; EJA/EPT.
Data da defesa: 16 de outubro de 2025
Horário: 16h
Local: Videoconferência
* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Publicado em Notícias
- 30/09/25
- 09h09
Nos dias 22 e 23 de setembro, o IFFar promoveu o IX Seminário da Pós-Graduação e o IX Seminário do Pesquisador, reunindo docentes e discentes de diferentes programas para compartilhamento de experiências acadêmicas e resultados de pesquisas. O evento contou com a participação ativa do ProfEPT/IFFar, tanto na programação quanto na apresentação de trabalhos.
O evento contou com a participação dos(as) docentes: Ana Cláudia, Maurício, Taniamara, Vanessa, Vantoir.
Os mesmos, tiveram diferentes incursões no evento:
Na exposição de projetos em desenvolvimento, foram evidenciadas as seguintes pesquisas:
Taniamara e Vanessa apresentaram o projeto de pesquisa por elas desenvolvido e intitulado: Um estudo sobre as práticas profissionais integradas ( PPIs) dos cursos técnicos integrados de nível médio do IFFar – campus São Borja: concepções e práticas de docentes.
Vantoir Brancher e Ana Claudia de Oliveira da Silva; apresentaram os projetos Práticas educativas e formação permanente: ressignificando as investigações na EPT e PRÁTICAS EDUCATIVAS E FORMAÇÃO DOCENTE: MAPEAMENTO DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NO CAMPO DA EPT, pesquisas por eles Coordenadas em vigência no presente momento.
Um destaque especial vai para a discente Giovana Damian Barbará da Silva, que recebeu menção honrosa pela apresentação de seu trabalho, reconhecimento que demonstra a qualidade e a relevância das pesquisas desenvolvidas no âmbito do ProfEPT/IFFar.
Além disso, discentes do ProfEPT apresentaram pesquisas suas pesquisas, conforme listado abaixo:
| Título do trabalho | Estudante autor(a) | Situação do trabalho |
|
Biblioteca: Autonomia no hábito de pesquisa dos estudantes do IFFar - Campus Santa Rosa |
Evandro de Almeida Lopes |
Apresentação oral |
|
A moradia estudantil e sua relação com a permanência e o êxito dos estudantes: uma construção a partir do estado do conhecimento |
Aricia Costa de Oliveira |
Apresentação oral |
|
Práticas educativas na permanência e êxito: um estudo na EJA integrada à educação profissional e tecnológica |
Giovana Damian Barbará Da Silva |
Apresentação oral |
|
A educação de jovens e adultos (EJA-EPT) no Instituto Federal Farroupilha - Campus Jaguari: uma análise documental |
Debora Gabriel de Melo |
Apresentação oral |
|
Uma revisão bibliográfica acerca da educação binacional |
Marcelo Simborski Dorneles |
Anais |
|
A atuação dos agentes de contratação na EPT: mapeamento do estado do conhecimento no ProfEPT |
Julien Bertoldo de Melo |
Anais |
|
Ensino médio integrado e o componente curricular de informática: limites e possibilidades para a computação na educação básica |
Fábio Júnior Griesang |
Anais |
|
Uma análise documental acerca dos indícios de “currículo integrado” e da “binacionalidade” no curso técnico em informática para a internet |
Daniela Pires Seré |
Anais |
|
“Campereando” nos textos e rimas gauchescos: práticas de letramento literário no Ensino Médio Integrado como forma de desenvolver a consciência emancipatória social |
Itagira Munhôs Martins |
Anais |
|
Vivências de mulheres na educação de jovens e adultos na educação profissional e tecnológica e os sentidos do retorno à escola |
Anelise Cecilia Wiethan |
Anais |
|
Letramento digital crítico por meio do trabalho pedagógico no curso técnico em sistemas de energia renovável |
Hélio Leal Barcelos |
Anais |
|
Adaptações curriculares para alunos com deficiência na educação profissional da rede estadual do Rio Grande do Sul |
Gisele Gripa de Vargas Garcia |
Anais |
|
Memórias da educação profissional e tecnológica: um estudo de caso em um curso técnico de uma escola da rede estadual no município de Santo Antônio das Missões - RS |
Gerson Luís Adams Júnior |
Anais |
|
Educação ambiental e EPT – algumas abordagens |
Fernanda Machado Lourenço Olaz |
Anais |
|
A curricularização da extensão e sua contribuição social |
Milene De Barros da Silva Frescura |
Anais |
https://www.iffarroupilhaead.edu.br/noticias-profept?start=10#sigProId4650c048e5
Publicado em Notícias
- 26/09/25
- 09h50
Título da Dissertação: LETRAMENTO DIGITAL POR MEIO DO TRABALHO PEDAGÓGICO CRÍTICO NO CURSO TÉCNICO EM SISTEMAS DE ENERGIA RENOVÁVEL
Produto Educacional: Letramento Digital por meio do Trabalho Pedagógico Crítico: Perspectivas pedagógicas voltadas à apropriação tecnológica e ao desenvolvimento de energias renováveis e sustentáveis na educação integrada
Orientador(a): Dr. Adão Caron Cambraia
Banca: Dr. Mauricio Ramos Lutz, Dra. Mariglei Severo Maraschin
Resumo: O aprimoramento do letramento digital por meio do trabalho pedagógico crítico, no contexto da formação integrada, visa proporcionar o desenvolvimento de habilidades de compreensão, utilização, avaliação crítica e responsável das tecnologias digitais disponíveis na cibercultura. Esta pesquisa tem a finalidade de compreender a relação entre o trabalho pedagógico crítico e o desenvolvimento do letramento digital, em meio às possibilidades e desafios presentes na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A pesquisa conta com uma abordagem metodológica qualitativa, caracterizada como pesquisa do tipo descritiva, com uma dimensão exploratória para o desenvolvimento de um estudo de caso. A amostra é composta pelos professores do Curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável (SER) Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Farroupilha - Campus Jaguari, a produção dos dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas em vídeo e posteriormente transcritas, em que analisou-se as concepções docentes em relação às contribuições do trabalho pedagógico crítico para o desenvolvimento do letramento digital, desenvolvido no percurso histórico do curso. A análise dos dados foi conduzida com base na Análise Textual Discursiva (ATD). A pesquisa pretende contribuir na linha de pesquisa 2 de Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT, dentro do Macroprojeto 6 - Organização de espaços pedagógicos na EPT em um estudo de caso no curso Técnico em SER. A pesquisa busca analisar as concepções de trabalho pedagógico necessárias para o desenvolvimento do Letramento Digital Crítico na formação integrada do Curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Jaguari. Como produto educacional desta pesquisa criou-se um Guia Educacional em formato de e-book, buscando promover o desenvolvimento do Trabalho Pedagógico Crítico para proporcionar o Letramento Digital na formação integrada.
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; Letramento Digital; Trabalho Pedagógico Crítico.
Data da defesa: 29 de setembro de 2025
Horário: 14h
Local: Videoconferência
* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Publicado em Notícias
- 09/09/25
- 13h41
Título da Dissertação: Representações de inclusão na EPT: um estudo a partir da perspectiva dos estudantes com deficiência em um Instituto Federal do RS
Produto Educacional: Manual de inclusão em sala de aula
Orientador(a): Dr. Mauricio Ramos Lutz
Banca: Dra. Letícia Ramalho Brittes, Dr. Christian Caldeira Santos
Resumo: A pesquisa foi desenvolvida no âmbito da Linha de Pesquisa 1 - Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), inserida no Macroprojeto 2 – Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT. Nesse contexto, a presente dissertação teve como objetivo analisar as limitações de acessibilidade enfrentadas por estudantes com deficiência no ensino médio integrado de uma unidade do Instituto Federal Sul-rio-grandense. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter descritivo, realizada com 10 estudantes com deficiência, maiores de 18 anos, que ingressaram na instituição por meio do sistema de cotas entre os anos de 2023 e 2025. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, posteriormente analisadas com base na técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Os resultados evidenciaram duas categorias principais de barreiras: pedagógicas e estruturais. As limitações pedagógicas dizem respeito à falta de adaptações metodológicas, ausência de formação específica por parte dos docentes, dificuldades de organização dos estudos e práticas avaliativas inadequadas, como seminários e provas orais sem adaptação. Já as barreiras estruturais referem-se à falta de acessibilidade arquitetônica e sensorial, como ruídos excessivos, iluminação intensa e espaços pouco adaptados para estudantes com mobilidade reduzida. Destaca-se o papel central do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, apontado pelos participantes como o principal suporte institucional para mediação com professores, organização dos estudos e apoio emocional. Também foi identificado o uso frequente de Tecnologias Assistivas, ainda que seu potencial esteja limitado pela ausência de formação docente para integrá-las de forma efetiva ao cotidiano escolar. Como produto educacional, foi elaborado um “Manual de Inclusão em Sala de Aula”, com orientações práticas para professores do ensino médio integrado, visando promover práticas pedagógicas mais acessíveis e inclusivas. O material foi validado por docentes da instituição e recebeu avaliações positivas quanto à sua aplicabilidade, clareza e relevância. Conclui-se que, embora existam esforços institucionais pela inclusão, persistem lacunas que dificultam a permanência e o sucesso acadêmico dos estudantes com deficiência. A superação dessas barreiras exige ações articuladas, formação continuada de docentes, fortalecimento dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, adequações físicas e uso efetivo de Tecnologias Assistivas.
Palavras-chave: Inclusão educacional; Acessibilidade; Pessoas com deficiência; Ensino médio integrado; Práticas educativas.
Data da defesa: 25 de setembro de 2025
Horário: 15h30min
Local: Videoconferência
* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Publicado em Notícias
- 09/09/25
- 09h18
Já está disponível o Boletim Informativo nº 10 do ProfEPT – IFFar, edição de agosto/2025.
Nesta edição, você confere destaques como: participação no VIII Seminário Nacional do ProfEPT, defesas de dissertações e produtos educacionais, qualificações de projetos, homenagem à professora Maria Rosângela, bolsa Carrefour, defesas de pré-projetos e muito mais sobre as ações do programa.
Confira a íntegra do boletim no link: https://abre.ai/boletimprofept10
Publicado em Notícias
- 15/08/25
- 15h20


Redes Sociais